Câmara Municipal de Oliveira do Bairro apoia Juntas de Freguesia

  • 100 mil euros em materiais de construção e utilização de autocarros
  • Meio milhão de euros por ano em apoios financeiros e não financeiros

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou o valor de 100 mil euros de apoio a disponibilizar às quatro Juntas de Freguesia do Concelho, durante este ano de 2025, em materiais de construção, excluindo areão, para obras de conservação e manutenção, assim como para a utilização dos seus autocarros.

A quantidade de material a disponibilizar tem em conta a área e o número de habitantes de cada freguesia, ficando Oliveira do Bairro com 24 mil euros, Oiã com 30 mil euros, a Palhaça com 15 mil euros e a União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa com 31 mil euros.

Além da cedência de materiais de construção e a utilização de autocarros, o “Regulamento Municipal sobre as Formas de Apoio às Freguesias do Município de Oliveira do Bairro” prevê ainda a produção de material publicitário, cedência de espaços municipais, máquinas e outros equipamentos e o apoio à participação em atividades organizadas pela Câmara Municipal.

Outros dos apoios regulamentados é atribuído no âmbito das atividades de ocupação de tempos livres e ensino não formal, destacando-se o valor de 23 mil euros atribuído à Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, para a sua Universidade Sénior, mais 3.700 euros à União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa.

A autarquia oliveirense apoia ainda a aquisição de equipamentos e outras iniciativas mais específicas, para além dos valores envolvidos na transferência de competências da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia.

Em termos globais, e de acordo com Duarte Novo, Presidente da autarquia bairradina, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro tem disponibilizado anualmente cerca de meio milhão de euros para as quatro Juntas de Freguesia do concelho.

“Os apoios financeiros e não financeiros que a Câmara Municipal atribui às Juntas de Freguesia”, explica o autarca, “assumem uma importante fatia do seu orçamento, criando condições para que possam fazer obra nas suas freguesias e responder aos anseios dos seus fregueses”.

“Desde que assumimos o Executivo da Câmara Municipal, temos dado todo o apoio e financiado diretamente as Juntas para que estas façam o seu trabalho no âmbito das competências que lhes foram delegadas, como por exemplo os trabalhos de limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, a gestão e manutenção dos seus espaços verdes, a reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público, ou a manutenção e limpeza de terrenos do Município, entre outras”, acrescentou Duarte Novo.

“A nossa postura e principal preocupação é sempre a de resolver os problemas das pessoas, seja diretamente ou então através das Juntas de Freguesia, quando se tratam de assuntos que são da sua responsabilidade”, continuou o líder da autarquia bairradina.