Realizou-se recentemente mais um encontro do Urbact Local Group, reunindo, na mesma mesa, elementos da comunidade e representantes de diferentes entidades do território para partilharem ideias, experiências e desenvolver planos de ação em torno da temática da mobilidade. O Museu Convento dos Lóios foi o local de acolhimento desta quarta reunião do grupo de trabalho, no âmbito da Rede de Planeamento de Ação Urbact IV – Beyond The Urban.
Nesta última reunião foram trabalhadas, em conjunto, estratégias para melhorar a informação à população sobre a mobilidade e o serviço de transporte público, com foco nas zonas ruralizadas do território. O objetivo maior é melhorar o serviço de informação e comunicação à população sobre a rede de transportes públicos, incrementando uma maior utilização deste meio de transporte que opera no concelho e na Área Metropolitana do Porto
A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira participa pela segunda vez num projeto Urbact, o Beyond the Urban, que integra 10 parceiros europeus de zonas mais desenvolvidas, menos desenvolvidas, em transição e países IPA (Instrumento de Pré-Adesão à EU).

O projeto Urbact IV – Beyond the Urban prevê o desenvolvimento de Planos de Ação Estratégicas de Mobilidade para áreas funcionais do território, segundo uma abordagem integrada, participativa e baseada nas realidades locais, através da introdução de boas práticas e da criação de planos de investimento para ações inovadoras.
Ainda no âmbito deste projeto, Santa Maria da Feira participou noutros encontros transnacionais, nomeadamente na cidade de Tartu, Estónia, e em Bucareste, na Roménia. O transporte flexível e a intermodalidade foram as temáticas principais abordadas em ambas as cidades, respetivamente. Conhecer in loco a realidade da mobilidade daqueles territórios, assistir às apresentações de diferentes estudos e os seus impactos na comunidade, perceber as dinâmicas e estratégias implementadas, partilhar experiências e conhecimentos são os resultados destas sessões colaborativas.
A iniciativa Beyond the Urban é financiada a 80% – 65 483,33 euros – pelo FEDER/Urbact.