A Fundação ADFP, com sede em Miranda do Corvo, recebeu recentemente a visita oficial da Doutora Ana Paula Laborinho, Diretora da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) em Portugal. Esta visita assinalou um importante momento de reconhecimento institucional e de aproximação a novas parcerias internacionais, numa lógica de cooperação para a inclusão e inovação social.

A responsável, que visitou a instituição pela primeira vez, ficou “muito impressionada com a abrangência do trabalho desenvolvido, sobretudo no que toca à integração de pessoas com deficiência, mas sobretudo com a forma como integram e valorizam essas mesmas pessoas, reconhecendo a sua dignidade e integrando-as nos circuitos laborais da própria instituição”, afirmou.
Durante a visita, a Diretora da OEI sublinhou a importância do modelo adotado pela Fundação, considerando-o “visionário e harmonioso” pela forma como articula diferentes gerações e públicos-alvo, como crianças, idosos, jovens e pessoas socialmente vulneráveis, promovendo a sua inclusão e valorização: “Impressionou-me a forma como integram e valorizam pessoas com deficiência, reconhecendo a sua dignidade e integrando-as nos circuitos laborais da própria instituição. A convivência entre gerações, o apoio a mulheres e jovens carenciados – tudo isto forma um ecossistema onde nada se perde, tudo se transforma.”

A representante da OEI alertou, no entanto, para os desafios de visibilidade que instituições localizadas no interior do país enfrentam, mas enaltecendo o trabalho importante e impactante destas nessas mesmas regiões.
Com números que impressionam: 950 colaboradores, mais de 500 residentes, 1000 utentes apoiados diariamente e mais de 12 mil refeições servidas por semana, a Fundação ADFP foi incentivada a consolidar estes dados como marca identitária em ações de comunicação.

A OEI, que atua nas áreas da educação, ciência, cultura e direitos humanos, manifestou total disponibilidade para futuras parcerias com a Fundação ADFP, incluindo projetos internacionais: “Temos um lema: Fazemos a cooperação acontecer. Para isso, trabalhamos com parceiros que acrescentam valor. A Fundação ADFP tem um enorme potencial para colaborar conosco em iniciativas ibero-americanas.”

A visita da OEI representa mais um passo no caminho de internacionalização da Fundação ADFP e no reconhecimento da sua missão inclusiva e inovadora, ao serviço da dignidade humana.