Cantanhede acolheu primeira parte do Campeonato Regional de Patinagem Livre com forte participação

A cidade de Cantanhede foi palco, nos dias 12 e 13 de abril, da primeira parte do Campeonato Regional de Patinagem Livre, numa organização da Associação de Patinagem de Coimbra (APC), em colaboração com o Município de Cantanhede, a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e a Secção de Patinagem Artística da Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Este evento, que se assumiu como a principal prova do calendário da APC, teve ainda um significado especial: foi a primeira competição oficial da modalidade a realizar-se em Cantanhede. A prova envolveu cerca de 100 participantes, entre atletas, treinadores e dirigentes, provenientes de várias coletividades da região, incluindo a Associação de Patinagem da Covilhã, AD Oliveira do Hospital Sports, GR O Vigor da Mocidade, Académica de Coimbra, AD de Mira, AR S. Miguel de Poiares, Académico dos Penedos Altos, Núcleo Desportivo e Social, Unidos FC de Tortosendo e a própria Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Após uma sessão de treinos livres, realizou-se a cerimónia de abertura, seguindo-se as provas, com destaque para o programa curto no sábado e os programas curtos e longos no domingo. A cerimónia de encerramento contou com a entrega de prémios aos vencedores, num momento marcado pela presença de representantes da APC e das entidades locais, como o vereador do Desporto, Adérito Machado, e o presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.

Em termos desportivos, destacaram-se os seguintes resultados:

  • Eduardo Cunha: 1.º lugar (competindo com mais um atleta);
  • Maria Filipa Fernandes: 1.º lugar (em competição com mais quatro atletas);
  • Dara Marques: 5.º lugar (entre 11 patinadoras);
  • Rita Lopes Estrela: 18.º lugar.

O evento foi amplamente elogiado pelas entidades presentes, não só pela qualidade da organização, como pelo impacto positivo na promoção da patinagem artística e no reforço da atratividade desportiva do concelho.