“Agravamento da agitação marítima”. Marinha e AMN alertam população

Está previsto um agravamento das condições meteorológicas e da agitação marítima em Portugal continental até às 18h00 de amanhã, dia 13 de dezembro.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) fazem um alerta à população para o agravamento da agitação marítima em Portugal continental, com ondas que poderão atingir os nove metros. O aviso está em vigor até às 18h00 de amanhã, dia 13 de dezembro.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nove distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada.

“​​A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio a variar entre os 12 e 15 segundos. O vento poderá registar intensidade média até 56 km/h e rajadas até 101 km/h, proveniente do quadrante sudoeste”, alertam as duas entidades, em comunicado conjunto.

Devido ao agravamento das condições meteorológicas, a Marinha e AMN deixam avisos à população para os cuidados a ter “no mar ou em zonas costeiras”:

  • Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
  • Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como portos, arribas ou praias;
  • Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas;​

Recorde-se que o comandante da Proteção Civil recomendou à população que não se aproxime da linha de costa portuguesa, que estará sujeita a uma forte agitação marítima.

Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo até às 00h00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros.