O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, foi doado a várias instituições de solidariedade social.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Figueira da Foz, no dia 19 de março, apreendeu 615,4 quilos de sável (Alosa alosa), no concelho de Montemor-o-Velho.
“No âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura que transportava o pescado em situação irregular, nomeadamente, capturado em período de defeso”, pode ler-se no comunicado a que a TVC teve acesso.
No decorrer da ação policial, foram identificados três homens com idades compreendidas entre os 55 e os 60 anos e elaborado um auto de contraordenação cuja coima pode chegar aos 50.000 euros.
Foi ainda apreendido um barco insuflável, duas redes de tresmalho, duas pás de remo e uma bomba de insuflar.
O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, foi doado a várias instituições de solidariedade social, revela ainda a missiva.
A GNR relembra na mesma nota que, para garantir a sustentabilidade das espécies, “é imprescindível respeitar os períodos de defeso, a produtividade e a diversidade dos ecossistemas marinhos, minimizando assim os impactos negativos sobre as espécies”.