No próximo dia 26 de abril, pelas 10h, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) acolherá, no Polo HUC-CHUC, a Cruz Peregrina e imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A cerimónia de receção dos símbolos terá lugar junto à rotunda exterior dos HUC (Praceta Prof. Mota Pinto) e contará com a presença de membros do Conselho de Administração e do Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do CHUC.
Pelas 10:15h, os símbolos da JMJ iniciarão um percurso que passará pelo espaço exterior do Hospital de Dia de Oncologia (Edifício S. Jerónimo), seguindo-se o Infantário “O Caracol”. Pelas 10,45h, deslocar-se-ão para o espaço exterior do Edifício do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica, junto à Lavandaria.
Pelas 11:00h, os símbolos seguirão pelo trajeto exterior até à portaria principal do Polo HUC, seguindo depois para a Capela, onde permanecerão até às 11,45h. Durante este período de permanência na Capela, os símbolos poderão ser visitados e haverá, também, alguns momentos de oração.
Esta celebração de acolhimento no CHUC concluir-se-á pelas 12h, na rotunda interna dos HUC (junto à portaria principal), com a passagem dos símbolos representativos da Jornada Mundial da Juventude a outra instituição.
Recorde-se que a primeira edição da JMJ realizou-se em Roma em 1986 e, desde então, esta celebração tem vindo a percorrer outras cidades e países. A peregrinação dos símbolos representativos da Jornada, a Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani, irão manter-se na Diocese de Coimbra até ao dia 30 de abril. Esta edição da peregrinação do ano de 2023, organizada pelo Patriarcado de Lisboa, completar-se-á com a realização da Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Lisboa, nos primeiros seis dias do mês de agosto.