As temperaturas máximas deverão variar entre os 23º C e os 42º C no final desta semana. Antes, estão previstas situações de precipitação.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deu a conhecer na sexta-feira as previsões para a próxima semana, de 19 a 25 de junho.
De acordo com o instituto, a semana será caracterizada pela “mudança no estado do tempo em Portugal Continental”, dado que para o início da mesma estão previstas situações de precipitação.
“A precipitação que irá ocorrer na primeira metade da semana será em especial nas regiões Norte e Centro, podendo estender-se à região Sul no dia 19 [segunda-feira”, escreveram os responsáveis numa publicação partilhada no Facebook.
Segundo esta análise, o vento “soprará fraco a moderado do quadrante oeste, rodando para o quadrante norte a partir de dia 21, intensificando no litoral em especial durante as tardes”.
Após as situações de precipitação, causadas pela passagem de ondulações frontais, está prevista a intensificação do anticiclone que fará o transporte de uma massa de ar quente e seca do norte de África, o que significa o regresso do tempo quente e seco a todo o território, nomeadamente, a partir de quinta-feira, 22 de junho.
“Depois de uma descida gradual da temperatura durante o fim-de-semana e até dia 19, os valores de temperatura manter-se-ão até meio da semana, sendo esperado um aumento significativo a partir de dia 23. Assim prevê-se, para o final da semana, valores de temperatura máxima entre 23 e 42°C, esperando-se os valores mais elevados na região Sul”, escreve o IPMA.
No que diz respeito às temperaturas mínimas, são esperados valores entre os 11º C e os 23º C, “esperando-se os valores mais elevados também na região Sul com noites tropicais”.