Penalva do Castelo. 2 detidos em flagrante por caça com meios proibidos

Um dos suspeitos, que se colocou em fuga em plena floresta, foi ainda indiciado pelo crime de desobediência. Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Mangualde.

O Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, na quinta-feira, dois homens, de 45 e 72 anos, pela prática do crime de caça com meios proibidos. Segundo informa um comunicado a que a TVC teve acesso, a detenção deu-se no concelho de Penalva do Castelo.

Tudo aconteceu no decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, durante a qual os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do SEPNA de Mangualde detetaram que os suspeitos exerciam o ato venatório com auxílio de meios proibidos, nomeadamente um chamariz. Tal facto levou às suas detenções em flagrante delito.

Um dos suspeitos foi ainda indiciado pelo crime de desobediência, “uma vez que não cumpriu a ordem do agente fiscalizador em colocar a arma sem segurança, colocando-se em fuga para a mancha florestal”, explica o comunicado. O indivíduo foi, ainda assim, intercetado de imediato.

A ação policial levou ainda à apreensão de duas caçadeiras de calibre 12, 83 munições não percutidas, seis munições percutidas e dois chamariz.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Mangualde.