Novo Centro de Recolha Oficial de Viseu foi ontem inaugurado e vai complementar respostas do concelho na área do bem-estar animal

Município de Viseu renovou ainda o compromisso financeiro para com a Associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu.

Na Freguesia de Rio de Loba, junto ao recinto da Feira de Gado, uma nova infraestrutura municipal, de apoio ao tratamento e bem-estar animal, foi ontem inaugurada: o Centro de Recolha Oficial (CRO) – Canil e Gatil – de Viseu.

“Recordo que dei os primeiros passos com a libertação deste terreno para a instalação do Cantinho dos Animais Abandonados, longe de pensar que hoje estaríamos a inaugurar um equipamento desta natureza aqui neste mesmo espaço”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. “Estou certo que, a partir de agora, estão garantidas as condições para tratarmos ainda melhor os nossos animais, pelo que este é um esforço municipal mais que justificado”, afirmou o autarca.

O CRO de Viseu teve um prazo de execução de cerca de dois anos e um investimento que rondou os 435 mil euros. Esta infraestrutura é constituída por dois edifícios/pavilhões, sendo um destinado a serviços e apoio e outro ao alojamento dos animais. A obra teve como objetivo criar um equipamento qualificado e pronto a dar resposta ao elevado número de animais errantes no concelho de Viseu, atuando assim na saúde e bem-estar animal e prevenindo situações que possam colocar em risco a segurança, a higiene e a saúde públicas.

Este Centro de Recolha terá como funções, entre outras, alojar animais vadios ou errantes, encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos que tenham sido capturados pelos serviços camarários; alojar, para efeitos de isolamento sanitário, nomeadamente quarentena antirrábica, os animais agressores de pessoas e outros animais; alojar os animais resultantes de recolhas compulsivas, por falta de condições de bem-estar, excesso de animais, queixas resultantes de insalubridade, intranquilidade da vizinhança, participação em lutas ou por incumprimentos no funcionamento do alojamento; alojar os animais resultantes de ações de despejo ou de situações em que os seus detentores não possam assegurar o cuidado especial de detentor.

“Estamos conscientes de que a comunidade viseense dá um bom exemplo no tratamento e bem-estar animal e nós, Município de Viseu, temos também essa responsabilidade e consideramos que devemos ser igualmente responsáveis nessa matéria”, realçou o Presidente.

A par da inauguração desta nova infraestrutura municipal, o Município de Viseu celebrou ainda dois Protocolos de Colaboração com a Associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, com a qual renova o seu compromisso de apoio financeiro para o assegurar do acolhimento, tratamento e bem-estar dos animais que são abandonados na via pública e recolhidos/entregues pelos serviços municipais, assim como para a aplicação do programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) em colónias de gatos. O primeiro protocolo corresponde a um valor anual de apoio de 70 mil euros, tendo sigo agora atribuída a primeira tranche, e o segundo a um montante financeiro anual de 2 mil euros.

“É um gosto para mim celebrar este protocolo de apoio ao Cantinho dos Animais, uma infraestrutura que vi nascer e que tem tido uma evolução considerável, procurando dar resposta às necessidades dos cerca de 600 animais que acolhe ao momento”, sublinhou Fernando Ruas. “Este é um esforço que a Câmara realiza, seguramente aquém do que necessita esta instituição, mas estamos seguros que é um montante bem empregue e que auxilia quem aqui trabalha e se dedica à causa com enorme entrega e altruísmo, servindo a comunidade”, reconheceu o Presidente.

Ainda no âmbito das visitas ontem realizadas, destaque para a inauguração simbólica da obra municipal de repavimentação e instalação da iluminação pública na estrada da Esmoitada que, atualmente, liga a rua principal, do Centro Hípico, à Clínica Veterinária, possibilitando um acesso mais cómodo a todos os que acedem, diariamente, ao espaço.