Carnaval secular volta a animar Quintela de Azurara

De 8 a 21 de fevereiro, a Fogueira, as Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo são os pontos altos dos Festejos de Carnaval.

A freguesia Quintela de Azurara, no Município de Mangualde, volta a fazer jus aos seus costumes de Carnaval com tradições ancestrais. A Fogueira, as Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo, serão os pontos altos das festividades que, ao longo de vários dias, prometem animar as ruas da localidade. Os “Casamentos” dos Compadres abrem os festejos, a 8 de fevereiro, mas, até 21 de fevereiro, são muitas as atividades.

Apesar do passar do tempo e das alterações inerentes à evolução da sociedade, perde-se na história o ano e a forma como Quintela de Azurara começou a viver a tradição do Carnaval.Uma iniciativa secular, que foi passando de geração em geração, com momentos únicos, como é o caso do jogo a Sacada, onde os rapazes solteiros se mascaram de “velhas” e, transportando sacas de serapilheira, desafiam os homens casados a participar no jogo. Dizem que poderá ser um ritual de emancipação dos rapazes mais novos. No dia de Carnaval, 21 de fevereiro, pelas 17h15, todos são convidados a assistir.

ENTRUDO É A ÉPOCA DO ANO QUE MANTÉM O MAIOR NÚMERO DE TRADIÇÕES NESTA FREGUESIA

Na quarta-feira antes do domingo magro, dia 8 de fevereiro, pela madrugada os compadres anunciam os casamentos de Carnaval. Dois arautos, um em cada extremo do povo têm “liberdade ilimitada” para ir casando os solteiros, abusando do maldizer. No domingo, 12 de fevereiro, todos são convidados para o jogo da “Panela de Barro”, pelas 15h00, e a dançar na“Roda de Entrudo”, pelas 16h00. Na semana seguinte, a 15 de fevereiro, durante a madrugada e como resposta, também as comadres afixam em local público a sua versão dos ditos casamentos.

No domingo de 19 de fevereiro, pelas 14h00, a comunidade pode visitar a Feirinha do Entrudo, que terá em destaque degustação dos produtos da região e onde também estará patente o artesanato. Pelas 14h30, os entusiastas da época festiva são desafiados a participar na Caminhada pelos “Trilhos de Ludares”. À noite, pelas 21h00, a Banda Soma & Segue vai animar o Baile de Máscaras

Na segunda-feira, 20 de fevereiro, a partir das 19h00, acontece um dos pontos altos deste Carnaval: a população junta-se à volta de uma grande fogueira. Pelas 20h30 decorre o Passeio Noturno de BTT e, ao final da noite, pelas 21h30 a animação é protagonizada pelo Grupo de Concertinas de Mangualde, pela Escola de Música “A Pauta” de Vila Nova de Oliveirinha, pelo Grupo de Concertinas do Dão e pela Cabra Çega. A população, já satisfeita com as tradicionais Papas de Milho, que acontecem pelas 22h30, pelas 05h00, vai “Cantar a Madrugada” pelas ruas da aldeia, seguindo-se o café na panela de ferro.

No Dia de Carnaval, 21 de fevereiro, a folia continua. Durante a manhã descansam os que aguentaram a noite e à tarde a comunidade poderá visitar a Feirinha de Entrudo, e pelas 14h15, vários grupos musicais, como, os Zés Pereiras de São Martinho de Orgens, os Saltos nas Palhaçadas, os Moustache Brass Brand e os Bombos de Lavacolhos, irão animar Quintela de Azurara até ao momento da Sacada, que acontece pelas 17h15, seguida do Enterro do Entrudo, às 00h00, terminando assim as festas, entrando-se no período da Quaresma.