Leiria. PJ resgata e devolve à família menor desaparecida há oito meses

A autoridade judiciária informou ainda que, no âmbito da mesma operação, identificou e deteve um homem alegadamente responsável pelo crime de rapto desta menor, dada como desaparecida em finais de maio de 2022.

A Polícia Judiciária (PJ), em comunicado enviado às redações, informou, esta terça-feira, que resgatou e entregou aos progenitores uma menor que se encontrava desaparecida há oito meses. Em causa está uma jovem residente na cidade de Leiria.

A autoridade judiciária adiantou ainda que, no âmbito da mesma operação, identificou e deteve um homem alegadamente responsável pelo crime de rapto desta menor, dada como desaparecida em finais de maio de 2022.

Tudo isto, segundo informa o mesmo comunicado, decorreu no cumprimento de um mandado de detenção emitido pelo DIAP de Leiria, e no seguimento de diligências policiais desenvolvidas “em estreita colaboração com a Unidade Local de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Évora”.

Tal possibilitou a identificação e localização da menor na residência do suspeito, localizada em Évora – “onde, a coberto de uma suposta relação amorosa, este a manteve em completo isolamento social durante oito meses, aproveitando-se da sua persistente e recorrente dependência de jogo online, imaturidade e personalidade frágil”, explicou ainda a PJ.

O suspeito pela prática do crime trata-se de um empregado fabril, com 48 anos de idade, que vai agora ser presente às autoridades judiciárias, momento em que lhes serão aplicadas as medidas de coação tidas como adequadas.

Tudo aponta para que a jovem agora encontrada e devolvida à família seja Luana, adolescente de 16 anos e residente em Leiria que desapareceu no dia 30 de maio, na zona da Cruz da Areia, tal como explicou na altura o tio, André Pereira.

A jovem terá saído de casa na manhã dessa segunda-feira, passou pelo local de trabalho da mãe e seguiu para a escola a pé. Só que algo aconteceu nesses 10 minutos de caminho, pois Luana nunca chegou a entrar no estabelecimento de ensino que frequentava.

Fonte da PSP confirmou, na altura, o desaparecimento desta rapariga à TVC.

Foram realizadas buscas à procura da adolescente, mas esta nunca apareceu. O caso foi comunicado ao Ministério Público (MP) e posteriormente entregue à Polícia Judiciária (PJ).