O trânsito na Estrada Regional (ER) 228, em Vouzela, ficará condicionado a partir de quinta-feira, e durante cerca de um mês, devido a uma empreitada de estabilização de taludes, informou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).
Em comunicado, a IP explicou que a necessidade de condicionar o trânsito se deve à “realização de trabalhos de desmonte de blocos, reperfilamento de taludes, pregagens e colocação de redes”.
“Por um período de aproximadamente um mês, será implementada circulação alternada entre os quilómetros 28,200 e 28,500. O condicionamento decorrerá entre as 08:00 e as 18:00 e estará devidamente sinalizado”, acrescentou a IP.
Os trabalhos de estabilização de taludes na ER 228 arrancaram este mês, no âmbito de um investimento de 2,8 milhões de euros no reforço da segurança rodoviária.
Segundo a IP, com um prazo de execução de 300 dias, a empreitada “compreende a intervenção em 18 taludes de escavação e três aterros, localizados ao longo de um troço com oito quilómetros da ER 228”, entre os quilómetros 28 e 36.
A empreitada integra “revestimentos pregados com betão projetado e redes de alta resistência”, “barreiras dinâmicas para proteção da via contra a queda de blocos da encosta natural” e “preenchimento de infraescavações”.
Está também previsto o “enchimento em betão do tipo ciclópico a envolver os blocos rochosos existentes”, a “colocação de manta orgânica de revestimento associada a redes de tripla torção” e a “construção de muros em gabião e betão armado”.
A IP acrescentou que “os aterros serão estabilizados com a colocação de muros de gabião, complementando a intervenção com a pavimentação integral do local e a colocação de nova sinalização e de equipamentos de segurança nas zonas a tratar”.
“Este investimento tem como objetivo garantir o reforço das condições de segurança e circulação na ER 228”, frisou.