Caldas da Rainha apresentam novas ofertas à entidade de Turismo do Centro

Não só das termas vive o Turismo das Caldas da Rainha, como ficou provado na visita às novas ofertas turísticas do concelho. Natureza na Foz do Arelho, passadiços com vista de mar, turismo industrial ligado à cerâmica e um hotel sustentável foram alguns dos locais visitados pelos técnicos de Turismo.

A comitiva da Turismo Centro de Portugal, liderada pelo presidente, Pedro Machado, conheceu em pormenor algumas das mais recentes ofertas turísticas disponíveis no concelho. A visita foi acompanhada por Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e Conceição Henriques, vereadora com o pelouro do Turismo, além de outros elementos da autarquia.

A equipa da TCP incluiu Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Marketing e Promoção Turística, Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas e Gonçalo Gomes, chefe do Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico.

O dia começou com uma receção no Centro de Artes, onde teve lugar uma visita a alguns dos museus que o integram. Neste local, a autarquia apresentou o enquadramento das Caldas da Rainha enquanto Cidade Criativa da UNESCO.

Seguiu-se uma curta viagem até à Foz do Arelho, para conhecer a Quinta da Foz, uma unidade de alojamento que recebeu recentemente a certificação de sustentabilidade da Biosphere. O edifício, que remonta ao século XVI, dispõe de uma envolvência local de grande beleza e proporciona experiências diversificadas aos seus hóspedes.

Ainda na Foz do Arelho, a equipa da TCP conheceu os passadiços, situados na arriba oceânica. Aqui, estão previstos vários projetos centrados na natureza e sustentabilidade, tendo a zona costeira do concelho como ponto de partida.

De regresso à sede do concelho, a comitiva visitou o Hospital Termal – o mais antigo do mundo com essa função – e, mesmo ao lado, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, dois edifícios emblemáticos das Caldas da Rainha que foram alvo de profundas requalificações. A Ala Sul do Hospital Termal dispõe agora de novas experiências termais para tratamento dos aquistas.

Depois de um almoço no Restaurante-Atelier Maria dos Cacos, onde teve lugar a apresentação de uma experiência criativa, a equipa conheceu ainda a 19 Tile Boutique House, localizada no centro da cidade. Os quartos deste hotel estão decorados por vários ceramistas das Caldas da Rainha.

A deslocação terminou no CCC – Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, com uma reunião de trabalho em que o executivo do Município deu a conhecer, de forma mais pormenorizada, os projetos turísticos que pretende ver implantados no concelho, assim como alguns eventos que irão acontecer no território.

“Esta visita que a Turismo Centro de Portugal realizou às Caldas da Rainha insere-se num conjunto de deslocações que temos vindo a fazer ao território, para conhecermos de forma mais próxima as novas ofertas turísticas que estão a nascer na região”, sublinha Pedro Machado.

“A cidade das Caldas da Rainha, Cidade Criativa da UNESCO, dispõe de diversos polos de atração turística, destacando-se as suas valências no turismo termal, no turismo cultural e artístico e no turismo industrial, mas também no turismo de natureza e ativo. Como comprovámos no local, é uma cidade dinâmica e entusiasmante para quem a visita e para os empresários da atividade turística”, acrescenta.