Feira do Bolo de Ançã promovida em visita à escola

A Feira do Bolo de Ançã está de volta ao Terreiro do Paço, em Ançã, Cantanhede, no dia 30 de abril. Para promover a iniciativa, a junta de freguesia levou esta sexta feira, o Bolo de Ançã à Escola Básica local.

As cerca de 140 crianças do Centro Escolar tiveram oportunidade de conhecer mais de perto o Bolo de Ançã. Segundo revela o presidente da junta, “todas puderam ‘meter a mão na massa’, partir e tender e seguir o processo de cozedura e fabrico do Bolo de Ançã. No final da “aula prática” levaram cada um uma miniatura do Bolo para poderem ver o resultado final e disfrutar desta maravilha”.

Para Cláudio Cardoso, “é importante despertar nas crianças o gosto pelas tradições e património e, quem sabe, despertar em alguma delas o gosto pela arte, assegurando no futuro a continuidade deste doce e da sua tradição”.

A visita foi organizada conjuntamente pela APEBA – Associação de Pais, Junta de Freguesia de Ançã, AVANÇA e Centro Escolar de Ançã, tendo como parceiros da iniciativa – Boleiras (os): Aldina Rasteiro, Eliseu Henriques, Mónica Gomes/Héber e Avó Madalena.

No sábado, 29 de maio, começa a exposição sobre o Bolo de Ançã e as Boleiras, com acompanhamento musical. Seguindo-se no domingo a Feira do Bolo de Ançã.

O evento é organizado pela AVANÇA, Associação de Boleiras, Junta de Freguesia de Ançã e com o patrocínio do município de Cantanhede, revela a junta de Freguesia.

Segundo a autarquia, a Feira do Bolo de Ançã “visa homenagear uma tradição secular que se reflete na vida quotidiana da vila histórica. Trata-se de uma iniciativa que muito tem contribuído para divulgar e valorizar o caráter genuíno desta especialidade regional, servindo também para preservar o uso das técnicas tradicionais na confeção das suas três versões conhecidas: o Bolo Fino, o Bolo de Cornos e o Bolo de Ovos”.