Cantanhede aprova contas com saldo positivo e redução da dívida

A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou por maioria o relatório de gestão da autarquia relativo a 2022. A votação ocorreu na sessão desta quarta-feira, 19 de abril, seguindo o sentido de voto registado em reunião de Câmara de 12 de abril.

No decurso de uma apresentação em que foram mostrados aspetos relevantes da atividade desenvolvida em diversos domínios, a presidente da Câmara Municipal explicou o modo como a edilidade geriu, “de uma forma assertiva”, os seus recursos durante o ano transato, marcado ainda pelos efeitos da pandemia, à qual se juntou a guerra na Ucrânia e as competências recebidas da Administração Central na área da Educação – que representaram um aumento de 96,5% da despesa (corrente e de capital) nesta rubrica.

Helena Teodósio congratulou-se com o “cumprimento do equilíbrio orçamental”, para o qual foi determinante “o rigor dos serviços camarários, quer na contenção da despesa, quer na concretização de um criterioso plano de investimentos”.

A propósito, destacou do lado da despesa, o crescimento da poupança na ordem dos 1,2 milhões de euros, face ao ano anterior, e no lado da receita o cumprimento da execução superior a 95%, mais 10% do que determina o regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais.

Já o saldo de gerência orçamental a transitar de 2022 para o exercício económico de 2023 é superior a 2,8 milhões de euros.

Por outro lado, a Câmara Municipal encerrou as contas de 2022 sem dívidas a fornecedores e com todas as faturas entradas até 31 de dezembro liquidadas, “dados reveladores de uma disponibilidade de tesouraria muito favorável e que ajuda a explicar os 16 dias de prazo médio de pagamento aos fornecedores”.

A redução da dívida de curto prazo em 20,87% e do passivo em 4,9% relativamente a 2021 são outros dados relevantes do Relatório de Gestão destacados pela líder do executivo, concorrendo para a consolidação das contas da autarquia, cuja autonomia financeira melhorou, situando-se agora em 94,3%.

“Os resultados do desempenho económico-financeiro do Município de Cantanhede em 2022 são muito bons sob qualquer ponto de vista”, concluiu.