Exclusivo TVC: Pequenas empresas terão apoio local para receber fundos do Portugal 2030

O Governo anunciou ontem que a gestão dos fundos europeus vai incluir um “sistema de incentivos base territorial” em que os apoios comunitários a “pequenos projetos de investimento” sejam “geridos diretamente e apenas pela Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional”.

A ministra da Coesão Territorial afirmou em entrevista à TVC, que é a “primeira vez” que este sistema é implementado de “forma sistemática desde o início do quadro comunitário”. Ana Abrunhosa referiu que o objetivo é “apoiar aquelas empresas que normalmente não ‘conseguem ir aos avisos’ onde vão as empresas maiores, como as empresas exportadoras.

Assumindo o sistema de incentivos de base local como uma “novidade deste quadro comunitário”, Ana Abrunhosa revelou ainda que haverá um “aviso especial para empresas que queiram constituir-se e iniciar a sua atividade”.

“Nós vamos iniciar o Portugal vinte trinta e muito em breve abriremos os avisos para apoiar o investimento empresarial. Abriremos os avisos com cerca de quatrocentos milhões de euros. Metade desta verba será para investimento no interior, ou seja abrimos um aviso dedicado ao investimento em territórios do interior.” – recordou.

Os quatrocentos milhões de fundos constituem os primeiros avisos do Portugal 2030. “Estamos a dar aqui um sinal de que as empresas são importantes na criação de emprego na retenção de quadros qualificados na criação de riqueza, nas exportações e estamos e continuaremos a canalizar os apoios dos fundos para as empresas”.

Ana Abrunhosa falava à TVC Televisão do Centro durante a entrega das distinções às empresas Gazela, que decorreu esta quarta feira, 26 de abril, em Águeda.

São 104 empresas jovens da Região Centro que em 2022 se destacaram pelos resultados as galardoadas pela distinção Empresa Gazela.

Na sessão, para além dos representantes das empresas, estiveram autarcas que falaram à TVC sobre as realidades municipais e empresariais desta tipologia de empresas.