Ílhavo investe quase meio milhão de euros para animar meses de verão

O município de Ílhavo vai investir quase meio milhão de euros na animação durante os meses de verão, com especial enfoque nas praias, informou hoje a autarquia do distrito de Aveiro.

O programa “Verão em Ílhavo” preenche 40 dias com música, animação, desporto e gastronomia, repartido pelas praias da Barra e Costa Nova, Jardim Oudinot, Vista Alegre e centro histórico de Ílhavo.

A aposta é em cartazes que possam atrair maior número de visitantes, estimulando a economia local, investindo diretamente o município cerca de 475 mil euros, a que se somam “o apoio logístico e de capital humano”. “É através dos eventos que o nosso município aumenta a sua atratividade turística, nacional e internacional, conjugando a dimensão patrimonial e histórica, que é fundamental, mas também pela oferta cultural e gastronómica”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, na apresentação do programa.

Às tradicionais festas e romarias, juntam-se o Festival da Juventude “Mareato” e a gastronomia com o Festival da Sardinha, Festival do Marisco e Festival do Bacalhau.

O “Mareato” tem quatro concertos agendados, todos no Largo do Farol, na praia da Barra: dia 07 concerto do Festim (Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo) e Shantel & Bucovina Club Soundsystem, da Alemanha, às 19:00.

Pelas 22:30 estreia a “Orquestra do Mar”, um projeto comunitário com jovens músicos das escolas privadas de música de Ílhavo, que se juntam aos Lavoisier para reinterpretar o álbum “Por este rio acima”, de Fausto.

No dia 08, o Festim leva à Barra Electric Jalaba, de Marrocos e Reino Unido, pelas 19:00, seguindo-se o concerto de Capitão Fausto.

O Festival da Sardinha, em parceria com a Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, realiza-se de 13 a 16 de julho, no relvado da Costa Nova, enquanto no mesmo local, mas de 27 a 30 de julho, decorre o Festival do Marisco, em parceria com o Illiabum Clube.

O Festival do Bacalhau, “o maior evento gastronómico” do município, realiza-se de 09 a 13 de agosto, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.

Com o intuito de proporcionar melhores condições de trabalho às associações participantes, a Câmara Municipal de Ílhavo vai alugar um novo modelo de cozinhas modulares, em contentores devidamente credenciados para o efeito, o que implica um acréscimo de investimento de cerca de 15 mil euros.

Além dos pratos de bacalhau, servidos por 10 associações, o festival tem também concertos programados: José Malhoa no dia 09 de agosto, Anjos no dia seguinte, David Carreira a 11 de agosto, Agir dia 12 de agosto, e Sara Correia a 13 de agosto. 

“Temos apostado no desenvolvimento de uma oferta sustentável, diversificada e integrada, combinando sempre a nossa oferta com um produto cultural e com o nosso património natural, como as praias e a ria, e o nosso património museológico histórico, aqui destacando a Vista Alegre e o Museu Marítimo de Ílhavo”, comentou João Campolargo.