Também está prevista “uma descida generalizada das temperaturas” já a partir deste sábado.
Após uma semana marcada por temperaturas elevadas na generalidade do território nacional, o cenário mudará de figura já entre os dias 28 de agosto a 3 de setembro. Isto porque, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o calor dará lugar à chuva, havendo “uma descida generalizada das temperaturas” já a partir deste sábado.
“A próxima semana será bastante diferente da semana que agora termina, com uma descida generalizada das temperaturas, já sentida a partir de [sábado] e com um expectável regresso da precipitação, embora exista uma elevada incerteza nas quantidades e localizações da mesma”, esclareceu o organismo, num comunicado divulgado na rede social Facebook.
Segundo a mesma nota, o posicionamento de um anticiclone a nordeste do arquipélago dos Açores dará origem a “um fluxo de norte, intenso no litoral oeste e terras altas até quarta-feira”, que deverá “enfraquecer ao longo da semana com o deslocamento do anticiclone para oeste”.
Ainda assim, “a aproximação de uma depressão em altitude ao território da Península Ibérica na quinta-feira, 31 de agosto, irá influenciar o regime de ventos, apresentado a partir desse dia um rumo variável dependente do posicionamento desta depressão, sendo moderado a fraco”.
Esta depressão será, por isso, “responsável pela ocorrência de precipitação no continente a partir de sexta-feira, 1 de setembro”, particularmente nas zonas montanhosas do litoral Norte e Centro.
“Não se pode excluir a ocorrência de episódios de precipitação moderada nos dias 2 e 3 de setembro, período de tempo que a depressão se deslocará de norte para sul numa trajetória muito próxima do território continental. Devido à incerteza elevada no seu posicionamento exato, recomenda-se o acompanhamento próximo das previsões do IPMA”, complementou a entidade.
No que diz respeito às temperaturas haverá, a partir deste fim de semana, “uma descida generalizada”. Na verdade, “a partir de segunda-feira, as temperaturas máximas só serão superiores a 30°C a sul do sistema Montejunto Estrela, devendo mesmo ficar abaixo deste valor a partir do meio da semana”, relatou o IPMA.
Nessa linha, a entidade adiantou que as temperaturas mínimas na zona norte “irão descer para valores que poderão chegar a 10°C”, sendo que “a temperatura máxima deverá variar ao longo da semana entre 23°C e 31°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 26°C e 34°C na região Sul, entre 21°C e 30°C na zona litoral Oeste e entre 27°C e 35°C na zona litoral Sul”.
Por seu turno, a temperatura mínima no território continental deverá ficar-se pelos 14°C e os 18°C na região Sul, e pelos 10°C e os 16°C nas regiões Norte e Centro.