União de Freguesias de Coimbra cancela Mercado de Natal na Baixa da cidade

A União de Freguesias de Coimbra (UFC) decidiu hoje cancelar o Mercado de Natal na Baixa da cidade, justificando a decisão por a Câmara Municipal ter optado por realizar um evento semelhante, com uma entidade privada, no Parque Verde.

“Nas atuais circunstâncias e desconhecendo qualquer programação de Natal para a Baixa que não passe pelo acender de luzes, sabendo da aposta no Parque Verde como grande polo atrativo de Natal, onde a CMC [Câmara Municipal de Coimbra] irá realizar, com uma entidade privada, um Mercadinho de Natal, tendo, para esse efeito, sido convidados vários participantes do Mercado de Natal de 2022, não nos resta mais nenhuma opção que não seja o cancelamento do Mercado de Natal de Coimbra na Praça do Comércio [na Baixa da cidade]”, afirmou hoje a UFC, em comunicado enviado à agência Lusa.

Aquela união de freguesias recordou que o Mercado de Natal foi uma ideia original da UFC, concebido, nas primeiras edições, em colaboração com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, com uma primeira edição em 2018.

Em 2022, o Mercado de Natal passou para a Praça do Comércio, a pedido da Câmara de Coimbra, tendo como objetivo “revitalizar a baixa da cidade e inscreveu-se num programa mais amplo de celebração do Natal”, explica a União de Freguesias de Coimbra.

“Na sequência do êxito alcançado pelo Mercado de Natal de 2022, sediado na Praça do Comércio, as condições estavam reunidas para um crescimento sustentado e qualitativo deste evento”, salientou, referindo que se tornava imperativo que Coimbra continuasse a investir “em grandes eventos em detrimento da concorrência de múltiplas ofertas simultâneas”.

No entanto, para este ano, a Câmara de Coimbra decidiu “promover diversas atividades natalícias em simultâneo”, com algumas dessas mesmas iniciativas a competirem “entre si”, constatou a UFC.

“A UFC não se encontra disponível para participar em competições, não foi esse o espírito que nos levou a realizar o Mercado de Natal de Coimbra”, critica.

No comunicado, a União de Freguesias de Coimbra vinca ainda a intenção de retomar a organização do Mercado de Natal em 2024, em colaboração conjunta com a Câmara de Coimbra, “desde que se reconheça a relevância deste evento e se evitem sobreposições e a criação de uma multiplicidade de eventos que não acrescentam valor a uma cidade que aspira a uma visão mais abrangente e à minimização de divisões locais”.

“A UFC deseja o maior êxito na organização do Mercado de Natal de Coimbra no Parque Verde e estará presente na inauguração, no dia 17 de novembro, para celebrar este evento”, conclui aquela união de freguesias liderada pelo PSD, que faz parte da coligação Juntos Somos Coimbra, que tem a maioria no executivo camarário.