AveiroBus, do grupo Transdev, anunciou hoje que vai colocar em operação mais dez autocarros elétricos na rede de transportes públicos de Aveiro.
“A partir de agora, 45% da frota é elétrica e 60% dos quilómetros passam a ser feitos por viaturas com zero emissões poluentes”, anunciou hoje a empresa.
De acordo com a informação divulgada à comunicação social, com os novos autocarros elétricos a emissão de dióxido de carbono (CO2) da operação da AveiroBus vai reduzir-se em 383 toneladas por ano.
A apresentação das novas viaturas decorrerá quinta-feira com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves e do presidente do conselho de administração da Transdev, Sérgio Soares.
Na quinta-feira cada um dos dez novos autocarros elétricos vai sair de uma das dez freguesias de Aveiro, em direção ao terminal rodoviário da cidade, onde decorrerá a apresentação oficial.
A Câmara de Aveiro aprovou recentemente uma adenda contratual para reforçar a rede de transportes públicos, num investimento de meio milhão de euros, que irá densificar a frequência das carreiras, nomeadamente na cidade.
Os transportes públicos municipais rodoviários e marítimos foram concessionados ao grupo Transdev, através da empresa ETAC / Aveirobus, a 01 de janeiro de 2017.
Por essa razão, o Município de Aveiro foi o único a ficar de fora da concessão do serviço público de transporte na Região, concessionado à empresa Busway do grupo israelita Afifi.
A Busway, após ganhar o concurso público por 1,2 milhões de euros, passou a servir 10 dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, num universo de cerca de 400 mil pessoas.