Águeda distinguido como um território amigo da longevidade

Galardão reconhece que o Município oferece condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo.

O Município de Águeda acaba de ser distinguido, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), como um território amigo da longevidade. Águeda faz, assim, parte de um leque de 25 Municípios, entre os 100 da Região Centro, que oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo dos seus cidadãos.

A CCDRC, tendo em conta o envelhecimento da população, desenvolveu um trabalho de identificação destes territórios, com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, para o desenvolvimento e aplicação da metodologia, que permitiu distinguir os municípios mais amigos da Longevidade, na Região Centro.

Neste estudo foram identificadas e classificadas as dinâmicas territoriais locais. A avaliação teve por base um conjunto multidimensional de indicadores de caracterização territorial, disponíveis ao nível municipal, para medir o desempenho amigo da longevidade dos territórios. E, por outro lado, analisou também a incidência de iniciativas de envelhecimento ativo e saudável, a partir da análise à abrangência territorial, maturidade e capacidade de estabelecer redes e parcerias.

Águeda foi um dos 25 municípios com valores mais elevados nas duas componentes da análise, o que leva a que seja considerado um território amigo da longevidade – vulgo “Território da Longevidade”.

O galardão foi entregue ontem, numa cerimónia que decorreu no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo. A iniciativa contou ainda com apresentação do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável e uma mesa-redonda sobre oportunidades de financiamento disponíveis para esta área temática.

Refira-se que dos 25 municípios distinguidos, nove são da Região de Aveiro, seis das Beiras e Serra da Estrela, cinco da Região de Coimbra, dois da Região de Leiria, um do Oeste, um de Viseu Dão Lafões e um da Beira Baixa.