Resgatados 25 gatos de “autêntico inferno” num armazém em Lisboa

O espaço é “imundo, com toneladas e toneladas de lixo, dejetos humanos e de animais e sucata”.

O IRA – Intervenção e Resgate Animal anunciou, na sexta-feira, um cenário assustador que envolve um salvamento de 25 gatos do interior de um armazém na zona de Lisboa. A missão da associação, em conjunto com a Polícia de Segurança Pública (PSP) prossegue esta terça-feira, avistando-se um “dia longo” para as equipas envolvidas.

Na sequência de uma “queixa por violência doméstica entre um casal”, a PSP descobriu “um autêntico inferno escondido entre quatro paredes” num armazém à beira do Rio Tejo, na zona de Lisboa, que era ocupado pelo casal, conta o IRA numa publicação na rede social Facebook.

O espaço é “imundo, com toneladas e toneladas de lixo, dejetos humanos e de animais e sucata”. Além disso, no local encontravam-se 25 gatos, pelo que a autoridade solicitou ajuda da associação para garantir o bem-estar dos animais.

“São gatos bebés e adultos, laranjas ou brancos”, pode ler-se na publicação, na qual são reveladas imagens do “cenário extremo” que podem chocar os leitores mais sensíveis.

O resgate é “imperativo” porque os proprietários do armazém irão “emparedar o mesmo, impossibilitando-nos posteriormente de aceder ao seu interior para retirar os animais ou providenciar quaisquer cuidados”.

Tendo em conta a degradação do local, as equipas envolvidas necessitam de “fatos e óculos de proteção, luvas, máscaras, capacete e muito estômago” para salvar os pequenos felinos.