GNR retira à força manifestante em Paus Alquerubim, CM emite nota de imprensa

A contestação ao abate dos sobreiros centenários no Parque de Nossa Senhora das Dores, em Paus, Alquerubim, mantém-se hoje, com a participação de aproximadamente duas dezenas de residentes que exibem faixas com mensagens de sensibilização. Durante a manhã, foram registados incidentes entre uma manifestante e a Guarda Nacional Republicana (GNR), conforme reportado pela TVC/Notícias de Águeda. O Município também esclareceu a sua posição através de uma nota de imprensa

As faixas expostas pelos manifestantes exibem mensagens como “Por favor, não nos matem, temos mais de 200 anos” e “Cuidem de nós em vez de nos assassinar”. Estas expressões refletem a preocupação da comunidade face ao abate das árvores centenárias.

A confrontação entre uma manifestante e a GNR durante a manhã intensificou a tensão no local de acordo com a reportagem da TVC/Notícias de Águeda pode apurar.

Por meio de uma nota de imprensa, o Município pronunciou-se sobre a situação, procurando esclarecer a sua posição perante o protesto e o abate dos sobreiros.

“Município de Albergaria-a-Velha, Sobreiros no Parque de lazer Nossa Senhora das Dores – Lugar de Paus.
O Município tem a responsabilidade da gestão do arvoredo Municipal e no âmbito das ações de fiscalização e monotorização pelos serviços técnicos do Ambiente e Proteção Civil temos acompanhado, ao longo dos últimos anos, a evolução da degradação dos sobreiros no Parque de lazer Nossa Senhora das Dores – Lugar de Paus. Verificaram-se novas ocorrências que
exigiram uma tomada de decisão. O Município de Albergaria-a-Velha está consciente do valor patrimonial e sentimental que os sobreiros tinham para a população da freguesia, pelo que foi uma decisão bastante ponderada.
A decisão de intervir nos sobreiros do Parque de Lazer da Nossa Senhora as Dores, no Lugar de Paus, foi sendo adiada. No entanto, em função do diagnóstico fitossanitário e biomecânico realizado por uma entidade externa e o parecer favorável do ICNF, que indicam a necessidade do corte por questões de segurança, devido ao elevado nível de degradação das árvores, situação que coloca em risco a zona envolvente à capela, nomeadamente o parque de estacionamento e parque infantil, foi imperativo tomar esta decisão relativamente a 4 dos vários sobreiros sinalizados.
O Município de Albergaria-a-Velha lamenta a necessidade de proceder ao corte árvores assumindo o compromisso de substituir e plantar novas árvores, permitindo que o espaço sirva a população em segurança.”