Júlio Magalhães “suspendeu as tarefas” como pivô da TVI após buscas da PJ

A casa do jornalista foi, esta terça-feira, alvo de buscas no âmbito de uma megaoperação por suspeitas de fraude na obtenção de fundos europeus.

O jornalista Júlio Magalhães “suspendeu voluntariamente as tarefas” como pivô na TVI, na sequência do seu envolvimento numa investigação da Polícia Judiciária, desencadeada esta terça-feira. A decisão do jornalista foi anunciada pela TVI num comunicado ao que a TVC teve acesso. 

“É entendimento mútuo que essa situação se deverá manter até esclarecimento complementar dos factos aludidos na Operação Maestro”, pode ler-se no comunicado. 

A TVI acrescentou ainda que “pautará a sua conduta pelo respeito que lhe merece o jornalista, em obediência, também, ao princípio da presunção de inocência a que todos os cidadãos têm direito”. 

De salientar que a casa de Júlio Magalhães foi, esta terça-feira, alvo de buscas no âmbito de uma megaoperação por suspeitas de fraude na obtenção de fundos europeus. 

A Polícia Judiciária (PJ) refere que as 78 buscas realizadas hoje na Operação Maestro visam projetos cofinanciados por fundos comunitários, que terão permitido aos suspeitos ganhos ilícitos de quase 39 milhões de euros, entre 2015 e 2023.

Outro dos visados na Operação Maestro é também o empresário e conhecido comentador televisivo afeto ao FC Porto Manuel Serrão.

O presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2030, Nuno Mangas, também terá sido alvo de buscas.