Tertúlia marca início das comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Anadia

A Tertúlia “O 25 de abril e o Poder Local” marcou o início do programa de comemorações dos 50 anos do 25 de abril, promovido pelo Município de Anadia. A iniciativa, que decorreu na Biblioteca Municipal, no passado dia 5 de abril, contou com a presença de Carlos Magno (analista politico), Fernando Dacosta (jornalista e escritor) e Albino Almeida (presidente da ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais), com o objetivo de refletir a importância do Poder Local.

Para Albino Almeida “o 25 de Abril não chegou ao Poder Local na totalidade”, sublinhando que “as responsabilidades do Poder Local já são imensas, mas vão aumentar”.

Carlos Magno referiu que “hoje, o Poder Local é o verdadeiro local do poder”, salientando ainda que “além dos militares, os heróis do 25 de Abril são os órgãos do Poder Local”. Alertou ainda para a necessidade de ter que se “lutar pela liberdade todos os dias”.

Fernando Dacosta considerou que “Portugal está a regredir” e que, hoje, “continua a existir censura”, realçando que a mesma “foi privatizada”.

Ainda no âmbito das comemorações, também na Biblioteca Municipal decorreu, no passado sábado, uma palestra de orientação vocacional/professional, dirigida a jovens do 9º e 12º ano, subordinada ao tema “Encontra o teu caminho: os jovens, o ensino e o mercado de trabalho”.

A programação das comemorações, promovida pelo Município, prossegue esta semana com a exposição itinerante “25 de abril: rumo ao cinquentenário” a percorrer as escolas do 2º e 3º ciclos e do Ensino Secundário e Profissional do concelho, entre 8 de abril e 14 de junho.

De 9 de abril a 28 de maio, as escolas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do concelho recebem a peça de teatro de fantoches “Era uma vez um cravo nascido no mês de abril”.

Ainda nesta terça-feira, na Casa do Povo de Avelãs de Caminho, a partir das 14h30, realiza-se o Mini-Torneio de Boccia entre as associações da Freguesia de Avelãs de Caminho, numa organização da Junta de Freguesia.

No Posto de Turismo da Curia, pelas 18h00, será inaugurada a exposição “A Génese da Democracia – Cartazes Políticos”, promovida pelo Município de Anadia.

No dia 11, a Universidade Sénior da Curia promove, pelas 15h00, no auditório do Curia Tecnoparque, “Conversas à volta do cinema de abril”, com a exibição do documentário “As Armas e o Povo”, do Professor Doutor Abílio Hernandez.

Em Paredes do Bairro, no Largo de São Tomé, pelas 21h00, tem lugar um espetáculo multimédia (Músicas Sem Idade do Club de Ancas, Rancho Folclórico de Paredes do Bairro, Nuno Sá, Secção de Teatro do Club de Ancas), organizado pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, com o apoio do Club de Ancas.

Na sexta-feira, 12 de abril, pelas 21h00, o Salão do Centro Cultural e Recreativo do Outeiro de Baixo é palco do espetáculo musical “Caminhada da Liberdade”, numa organização da Junta de Freguesia de São Lourenço do Bairro.