Anadia apura finalistas do Concurso Intermunicipal de Leitura

Mariana Gomes, da Escola Básica de Anadia (1º CEB); Carolina Leal, Maria Magalhães e Maria João da Silva, do Colégio Nossa Senhora da Assunção, (do 2º e 3º CEB e Secundário, respetivamente) vão representar o concelho de Anadia na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que terá lugar, no próximo dia 18 de maio, em Anadia. Os finalistas foram apurados na Final da Fase Municipal que decorreu, no passado dia 12 de abril, no Cineteatro Anadia, na qual participaram 21 alunos, tendo prestado provas de leitura e compreensão.

De referir que no Centro Qualifica, a vencedora foi Alice Duarte, contudo, de acordo com o regulamento, este nível de ensino não participa na Final Intermunicipal.

Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou a importância da iniciativa no que respeita à “promoção dos hábitos de leitura”, considerando “fundamental promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências”, no âmbito da leitura, em crianças e jovens, durante o seu percurso escolar. Neste propósito, a autarca realçou ainda “o importante papel” das bibliotecas que “souberam adaptar-se à evolução da sociedade”, bem como a colaboração dada pelas Redes de Bibliotecas de Anadia e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Maria Teresa Cardoso deixou um agradecimento público a todos os que, direta ou indiretamente, abraçaram este desafio. Aos alunos desejou as maiores felicidades no seu percurso escolar e que mantenham a “coragem” e “dedicação” demonstrados até este momento.

No final, a vereadora da Câmara Municipal, com o Pelouro da Educação, Jennifer Pereira, procedeu à entrega dos prémios aos alunos vencedores.

O júri do concurso foi composto por Isabel Nina, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares; Marisa Almeida, Coordenadora da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha; e a professora Milu Loureiro – Escritora, ilustradora e contadora de histórias. O evento contou ainda com um momento cultural protagonizado pelo Poutena Dance Academy.

O Concurso Intermunicipal de Leitura, é um concurso escolar, promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios que compõem a CIM Região de Aveiro.

VENCEDORES:

1º ciclo do Ensino Básico

Mariana Gomes (Escola Básica de Anadia)

2º ciclo do Ensino Básico

Carolina Leal (Colégio Nossa Senhora da Assunção)

3º ciclo do Ensino Básico

Maria do Mar Magalhães (Colégio Nossa Senhora da Assunção)

Centro Qualifica

Alice Duarte

Ensino Secundário

Maria João da Silva (Colégio Nossa Senhora da Assunção)