Agentes económicos unidos em torno da marca “VIVER ANADIA”

O Anadia Digit@l realizou uma reunião de trabalho com os agentes económicos do comércio local esta terça-feira, 24 de setembro, no auditório do Museu do Vinho Bairrada. O momento serviu para fazer o balanço do projeto Bairro Digital, dar a conhecer futuras ações, bem como auscultar os agentes económicos sobre atividades alternativas para a promoção do comércio e serviços de Anadia. Uma das ações que ficou agendada será a realização de uma iniciativa similar ao “Black Friday” no mês de novembro.


Durante o encontro foi dado a conhecer o trabalho já realizado, junto dos agentes económicos,relativamente ao Bairro Digital, à marca “Viver Anadia – da tradição à inovação” que tem comopropósito dinamizar e promover o comércio local de Anadia.


Paralelamente, foi apresentado o plano de comunicação digital, que está em andamento, e apontadas estratégias para maximizar resultados. Para além do site www.viveranadia.pt, casa virtual da marca “Viver Anadia”, a informação sobre o comércio tradicional local pode também ser seguida nas redes sociais do projeto, em: https://www.facebook.com/ViverAnadia/ ; e
https://www.instagram.com/viveranadia/; https://www.linkedin.com/company/viver-anadia/ .


No decorrer da sessão foi também apresentado pela ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, parceira do Município no Bairro Digital, o projeto “Acelerar 2030” que tem como objetivo proporcionar apoio económico à transição digital das empresas de comércio e serviços, contribuindo para o aumento da competitividade do tecido económico da região.


O vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, sublinhou algumas das ideias e ações que o Município pretende levar a efeito nos próximos meses, com o intuito de apoiar e dinamizar o comércio tradicional. O Sorteio de Natal vai realizar-se novamente. Ainda para este Natal está a ser pensada a criação de algum material de apoio ao comércio (papel de embrulho, autocolantes, entre outros) que promova a marca “Viver Anadia”. O lançamento de uma campanha de promoção do comércio local (outdoors e mupies) é outra das ações que está a ser estudada.


Sem adiantar ainda grandes detalhes, Jorge Sampaio anunciou que o Município está a trabalhar na realização de um grande evento no centro da cidade, envolvendo todo o comércio local do concelho e que deverá ter lugar na próxima primavera.


Prevê-se que até ao final do primeiro semestre de 2025 entre em funcionamento o Marketplace do projeto “Anadia Digit@ll” / “Viver Anadia”. O Cartão Sentir Anadia também tem previstas algumas novidades para breve. Pretende-se que seja um cartão de fidelização ao comércio local, que traga mais valias para os clientes, mas também para o comércio.


Foi com grande satisfação que se constatou a participação ativa e muito positiva dos agentes
económicos, apresentando sugestões para uma maior dinamização do comércio local, por forma a atrair um maior número de pessoas.

Entre as várias ideias apresentadas, ficou definida a realização de um “stock off”, antecipando a “Black Friday”, com o apoio do Município e da ACIB, que deverá acontecer, no mês de novembro, nos principais núcleos comerciais do concelho de Anadia. O evento está já a ser
preparado pelo Gabinete de Apoio ao Comércio e pela Associação Comercial e Industrial da Bairrada.


O projeto “Anadia Digit@ll”, dinamizado em parceria com a ACIB, com a duração de dois anos
(2024/2025), visa modernizar e potenciar o comércio na cidade de Anadia, representando um
investimento de aproximadamente 1 milhão de euros, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.