Câmara da Feira entrega 13 novas viaturas para apoio domiciliário à população

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira entregou esta segunda-feira, 28 de outubro, 13 novas viaturas municipais elétricas à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga. As viaturas já se encontram ao serviço das unidades de saúde do concelho, reforçando, desta forma, a sua capacidade de resposta na prestação dos cuidados de saúde de proximidade e de apoio domiciliário às populações de todo o território.

A assinatura do protocolo entre o presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, e o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, Miguel Paiva, e a cerimónia simbólica de entrega da nova frota aconteceu no Europarque na presença de profissionais de saúde e presidentes de junta de freguesia.

O autarca da Feira começou por agradecer a todos os profissionais de saúde o trabalho que fazem pelos cidadãos do concelho, de forma abnegada e ultrapassando dificuldades. “A frota que agora entregamos”, continuou, “é apenas uma parte de um ciclo maior de investimentos na área da Saúde a que assistimos em todo o concelho”.

A construção de três novas unidades de saúde – Canedo, Milheirós de Poiares e Nogueira da Regedoura/S. Paio de Oleiros (que aguardam equipamentos para a entrada em funcionamento) –; o arranque da construção da Unidade de Saúde de Romariz e das obras de reabilitação da Unidade de Saúde de Rio Meão foram importantes investimentos elencados pelo presidente da Câmara, que acrescentou ainda outros tantos que, não estando ainda em fase visível, estão em curso e vão avançar: obras de requalificação de mais seis unidades de saúde com procedimento em curso; projeto da Unidade de Saúde Local de Fiães em execução e em fase de estudo prévio está o grande polo de saúde de Santa Maria da Feira.

“É um momento feliz!” vincou Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração da ULS-EDV. “Este gesto da Câmara Municipal extravasa uma competência legal; denota a colaboração permanente da Câmara Municipal. Tem sido nossa parceira, uma voz que nos incentiva, que nos apoia, que nos percebe”, justificou com gratidão, acrescentando que “o sucesso que atingimos nos últimos anos nos cuidados de saúde prestados à comunidade só foi possível porque trabalhamos em conjunto”.

A nova frota, Amiga do Ambiente, reforça a capacidade de resposta dos profissionais de saúde nos serviços de saúde prestados aos feirenses.  Esta medida insere-se na Transferência de Competências da Saúde para o município e é financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.