Ílhavo celebrou o 35.º aniversário de elevação a Cidade

O Município de Ílhavo e a Junta de Freguesia de São Salvador assinalaram no dia 13 de julho, o 35.º aniversário da elevação de Ílhavo a Cidade, com um programa comemorativo.

A celebração teve início com o tradicional hastear das bandeiras na sede da Junta de Freguesia de São Salvador, seguindo-se as intervenções do Presidente da Junta de Freguesia, João Braga, do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, e do Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Pinto Santos.

Os três autarcas saudaram a Cidade de Ílhavo pelos seus 35 anos e homenagearam todos os autarcas, associações, entidades e cidadãos que contribuíram para a sua elevação, hoje uma Cidade com melhores condições de vida e maior atratividade.

Seguiu-se uma reunião de trabalho conjunta dos executivos da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, aberta à comunidade, durante a qual foram apresentados vários projetos atualmente em desenvolvimento para a cidade de Ílhavo.

Nessa reunião foi apresentado o projeto de ampliação do Parque Urbano da Malhada, que se estenderá desde o Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, junto ao Jardim Henriqueta Maia, até à via da Malhada.

Foi também apresentado o projeto da Biblioteca Gastronómica, a construir no Cais da Malhada, completando o percurso desde o centro de Ílhavo até à ria, no local onde atualmente se encontram as ruínas do antigo matadouro. O novo edifício albergará um acervo de livros e documentos manuscritos desde o século XVII, do chef Hélio Loureiro, que assumirá funções de curadoria.

A biblioteca reunirá exemplares sobre temas como os produtos da ria, o peixe, os bivalves e os ecossistemas em que vivem, oferecendo uma visão integrada da tradição e da história gastronómica.

O espaço contará ainda com uma sala multiusos, com capacidade para 50 pessoas, destinada a conferências, exposições e experiências gastronómicas, bem como com uma cafetaria e um miradouro sobre a Ria.

O projeto de arquitectura, da autoria do atelier aNC arquitetos e com arranjos exteriores pela arqt.OF, integra-se na estratégia de ligação do centro urbano de Ílhavo à Ria.

Foi também apresentado o projeto da nova Casa Mortuária, a construir no cemitério de Ílhavo, junto à entrada poente. Não obstante ter sido uma estrutura desenvolvida com a Igreja de Ílhavo, o edifício garantirá resposta a todas as religiões. O projeto é da autoria do gabinete M2 Senos Arquitectos.

O programa comemorativo da elevação de Ílhavo a Cidade passou também por uma visita à obra de substituição da cobertura do terrado do Mercado Municipal de Ílhavo, intervenção realizada no âmbito do Contrato Interadministrativo para o ano de 2024, tendo-se prolongado, durante a tarde, com o festival Sons da Ria.