Ovar: Estudo técnico recomenda remoção urgente de quatro árvores no Jardim Garrett

Câmara Municipal concordou, por unanimidade, com a sugestão de intervenção apresentada pela empresa especializada.

No seguimento da queda recente de uma árvore no Jardim Garrett, a Câmara Municipal de Ovar promoveu a realização de um relatório técnico sobre o estado fitossanitário das árvores naquele espaço verde emblemático.

O estudo técnico com a avaliação biomecânica e fitossanitária, já concluído, aponta como necessidade urgente e imprescindível a remoção de quatro árvores do Jardim Garrett, por se encontrarem em estado de elevado risco de debilidade estrutural, representando uma ameaça elevada e crítica à segurança de pessoas e bens. Em questão estão três árvores da espécie Tilia Tomentosa e uma Robina Pseudoacácia.

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Ovar, realizada na manhã desta quinta-feira, 17 de julho, o Executivo Municipal concordou, por unanimidade, com a recomendação técnica apresentada, e deu instruções para a remoção das quatro árvores que constituem um sério perigo para a saúde e segurança públicas.

Importa destacar que, apesar de outras árvores terem também sido sinalizadas como estando em situação de fragilidade, o relatório técnico identifica medidas de mitigação e monitorização que poderão ser implementadas para essas outras árvores, não sendo necessário o seu abate neste momento.

A Câmara Municipal de Ovar assegura que a intervenção que será efetuada resulta exclusivamente de critérios técnicos, apresentados por uma entidade de referência na matéria, e tem em vista a preservação da segurança de todos os que frequentam o Jardim Garrett.

Uma vez mitigado o risco iminente para pessoas e bens, a Câmara Municipal irá ponderar a eventual replantação de espécies arbóreas adequadas ao contexto do jardim, garantindo a sua valorização ambiental e paisagística.

A autarquia reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e o respeito pela natureza, e continuará a atuar com base em pareceres técnicos, de forma transparente e responsável, em prol da segurança e bem-estar da comunidade.