Congresso internacional “Mário Soares: Uma Vida entre Séculos” realiza-se esta semana na Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) recebe, esta quinta e sexta-feira (9 e 10 de outubro), o congresso internacional “Mário Soares: Uma Vida entre Séculos”. As sessões decorrem na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), com acesso livre e gratuito, sendo recomendada a inscrição através do site https://congresso-ms.fmsoaresbarroso.pt/.

Organizado por oito instituições de ensino superior (além da UC, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e as universidades Aberta, da Beira Interior, de Évora, de Lisboa, do Minho e do Porto), que decidiram associar-se às comemorações do centenário de Mário Soares (1924-2017), promovendo uma iniciativa académica de reflexão e debate sobre a figura, o evento tem um programa abrangente, que abarca as principais dimensões do percurso intelectual e político de Mário Soares, as suas ideias e ação política.

A sessão de abertura, às 10h00 de quinta-feira, vai contar com as intervenções do Diretor da FEUC, José Manuel Mendes; do Coordenador da Comissão Organizadora do congresso, Álvaro Garrido; da Reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues; e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Na quinta-feira, dia 9, destaca-se a participação de Irene Pimentel e de José Pacheco Pereira, como keynote speakers. Já na sexta-feira, dia 10, os trabalhos abrem com as conferências de Luís Reis Torgal e de Maria Inácia Rezola. “As quatro sessões têm por objetivo trazer novas perspetivas sobre o contributo de Mário Soares para a construção da democracia portuguesa, para a integração europeia, a paz e cooperação entre os povos”, perspetiva a Comissão Organizadora do congresso.

O programa do congresso inclui também duas mesas-redondas sobre temáticas centrais do pensamento e ação política de Mário Soares. A primeira, na sexta-feira, 9, com moderação da jornalista Luísa Meireles, intitula-se “Política Externa, Diplomacia e Integração Europeia” e conta com a participação de Elisa Ferreira, Maria Manuel Leitão Marques, Nuno Severiano Teixeira e Dina Sebastião.

A segunda mesa-redonda, sexta-feira, 10, vai ser moderada por Maria Flor Pedroso e intitula-se “Democracia, Políticas Sociais e Cultura”, contando com a participação de Augusto Santos Silva, Isabel Pires de Lima, Guilherme D’Oliveira Martins e Luísa Schmidt.

Além da sessão de abertura, das quatro conferências e das duas mesas redondas, o congresso inclui diversas sessões paralelas cujas comunicações resultam de uma chamada aberta. Nessas sessões vão ser apresentadas mais de trinta comunicações científicas, da História à Ciência Política e Relações Internacionais.

As sessões temáticas convocam os principais domínios da vida cívica de Mário Soares e do seu legado: a resistência ao Estado Novo, o socialismo democrático, a descolonização, a relação com os países de língua portuguesa, a Europa e o Mundo, bem como a sua relação com a comunicação social e as redes intelectuais em que participou num diálogo constante entre a política e a cultura.

“Cumpridos 50 anos do 25 de Abril, num momento fundamental para o futuro da democracia, a paz e a cooperação internacional, estudar e debater o pensamento de Mário Soares e o seu legado no contexto português e europeu são objetivos de grande significado”, conclui a Comissão Organizadora do congresso internacional “Mário Soares: Uma Vida entre Séculos”.