Companhia aérea garantiu que reembolsará as despesas de alimentação e alojamento, no cumprimento dos regulamentos aplicáveis.
Dezenas de passageiros da TAP que tinham voo marcado de Munique para Lisboa estão retidos nesta cidade alemã desde sábado, devido a um forte nevão que encerrou o aeroporto.
A tempestade, que cancelou todos os voos daquele dia, foram, entretanto, remarcadas mas estão a sair a conta-gotas, como confirmou a companhia aérea portuguesa.
“O aeroporto já reabriu, mas de forma muito condicionada, sendo apenas autorizados voos um a um e ‘ad-hoc’. A TAP está a realizar estes voos com aviões com maior capacidade (A330), para assegurar a viagem do maior número possível de passageiros”, explicou a mesma fonte, adiantando que os passageiros que ainda estão retidos em Munique têm voos programados para esta terça-feira.
O problema, como denunciaram vários passageiros à Rádio Renascença, é que, durante os dias de cancelamento, a TAP não assumiu qualquer despesa de alojamento, deslocações ou alimentação. As despesas têm sido assim todas à conta dos passageiros e já somam algumas centenas de euros, uma situação complicada para quem não tem essa disponibilidade financeira.
Confrontada com esta situação, a TAP garantiu que “está a disponibilizar informação a todos os passageiros afetados sobre os seus direitos e, no cumprimento dos regulamentos aplicáveis, reembolsará as despesas de alimentação e alojamento em que estes incorrem devido a esta situação”.
Recorde-se que, segundo a Lusa, os voos a partir desta cidade da Baviera voltaram a estar temporariamente suspensos na manhã desta terça-feira, devido ao mau tempo.
“As condições das áreas operacionais serão melhoradas hoje de manhã. O plano é permitir a retoma do tráfego aéreo a partir do meio-dia”, informou o aeroporto através do seu site oficial.