“Encontravam-se em território nacional munidos de receitas falsificadas e iam procedendo ao levantamento do fármaco Toseína em farmácias na zona de Lisboa, Setúbal e do Algarve”, refere a PSP.
Dois homens de 25 e 30 anos foram detidos, em flagrante delito, pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), na sexta-feira passada, por suspeitas de tentarem traficar fármaco para fazer uma droga recorrendo a receitas falsas.
“Encontravam-se em território nacional munidos de receitas falsificadas e iam procedendo ao levantamento do fármaco Toseína em farmácias na zona de Lisboa, Setúbal e do Algarve”, refere a PSP, em comunicado a que a TVC teve acesso esta terça-feira.
De acordo com a autoridade, a Toseína é um fármaco utilizado para combater a tosse seca que possui um componente de seu nome Codeína. Por sua vez, a Codeína é um analgésico derivado da morfina e que pode causar dependência quando misturado com outras substâncias, momento em que assume o nome de ‘Purple Drunk’.
“O ‘Purple Drunk’ é uma droga que se encontra em expansão um pouco por todo o mundo e com efeitos muito semelhantes à heroína”, deu conta a PSP.
Segundo a nota, quando a PSP se apercebeu desta célula em território nacional “de imediato começou a sua monotorização, acompanhando os levantamentos destes fármacos em várias farmácias de Lisboa e Setúbal”.
Após um desses levantamentos, os suspeitos foram detidos em flagrante delito, munidos de dezenas de frascos, da receita falsificada em suporte digital e de várias caixas dos CTT para expedirem as embalagens para o estrangeiro.
Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo sido presentes a tribunal, sendo-lhes aplicada a medida de coação mais gravosa de prisão preventiva.