Biblioteca Municipal de Cantanhede acolhe ação de formação sobre Luís Vaz de Camões

Cerca de 75 pessoas participaram na ação de formação “(Re)descobrindo Camões nos 500 anos do seu nascimento”, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, na sexta-feira, dia 31 de janeiro.


A iniciativa, dirigida a professores de todos os níveis de ensino e áreas curriculares dos agrupamentos de escolas do concelho, insere-se no Plano Anual de Atividades da Rede de Bibliotecas de Cantanhede.


O orador/formador foi o professor da Universidade de Coimbra e Comissário-geral para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís Vaz de Camões, José Augusto Cardoso Bernardes, especialista em Estudos Camonianos.


O formador aprofundou o conhecimento sobre Luís Vaz de Camões e o seu legado, além de propor novas abordagens pedagógicas que tornem o ensino de Camões, hoje, mais atual e envolvente.

Na expressão do seu largo saber, num registo tão próximo e afável, não se coíbe de afirmar que, sendo a escola o último reduto de civilidade, “Camões continua a ser uma referência agregadora; continuamos a precisar de Camões”.


O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, esteve presente na sessão e enalteceu a presença de José Bernardes, manifestando um reconhecido agradecimento pela disponibilidade demonstrada desde a primeira abordagem para vir a Cantanhede partilhar a sua experiência e o seu conhecimento sobre esta extraordinária figura.

O autarca destacou a importância do seu sapiente contributo para a área educacional, perante uma agenda tão assoberbada, neste desdobrar e participação em inúmeras iniciativas como esta e tantas outras, nos quatro cantos do país e do mundo.

“Para tornar o ensino de Camões mais atual e envolvente, é fundamental adotar abordagens pedagógicas que conectem sua obra aos interesses e realidades dos alunos, dar a conhecer esta figura maior da Portugalidade a uma geração tão absorvida por tantos outros desafios”, sublinhou o autarca.


A ação de formação foi organizada pela Rede de Bibliotecas de Cantanhede, que envolve as bibliotecas escolares e o Município de Cantanhede, com apoio do Centro de Formação de Associações de Escolas (CFAE) Beira Mar.


No mesmo dia, a Biblioteca Municipal recebeu produtores de gastronomia local, que tiveram os seus produtos à venda. Isabel Minhoto trouxe tremoços, enquanto a Avó Madalena levou os tradicionais bolos de Ançã e o famoso bolo de cornos.

A Quinta do Vale D’Igreja participou com uma variedade de delícias, incluindo licor Lifréu, bolo da Páscoa, mel, espumante e vinho.