A Activar, em parceria com o Teatro Municipal da Lousã (TML), acaba de lançar o CineClube47, um novo espaço dedicado à sétima arte e à partilha de emoções através do cinema. A iniciativa resulta do envolvimento de um grupo de voluntários que pretende dar nova vida à tradição cinematográfica da Lousã, que remonta a 1947, ano da fundação do antigo CineTeatro da Lousã.
O CineClube47 nasce com a missão de celebrar o cinema enquanto expressão artística e emocional, promovendo o diálogo e a partilha entre a comunidade. “Construir um espaço onde a criação, a descoberta e a partilha da vida que nasce pelo cinema é a visão do CineClube47”, descrevem os organizadores, que sublinham a importância de manter viva a herança cultural da vila.
A primeira sessão acontece amanhã, pelas 21h00, com a exibição do filme “Ainda Estou Aqui” (2024), realizado por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello. A obra, vencedora do Prémio de Melhor Argumento no Festival de Veneza 2024 e nomeada aos Óscares 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional, retrata o Brasil dos anos 70, mergulhado na dureza da ditadura militar. A história acompanha Eunice Paiva, mãe de cinco filhos, que se vê obrigada a reconstruir a sua vida após um ato violento e arbitrário do regime.
Os bilhetes, com o valor simbólico de 2 euros, estão disponíveis online e na bilheteira do Teatro Municipal da Lousã, aberta de terça a sexta-feira entre as 13h00 e as 19h00, e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 19h30 às 22h00, nos dias de espetáculo.
Com o CineClube47, a Lousã reforça a sua ligação histórica ao cinema e oferece à comunidade um novo ponto de encontro cultural, onde as emoções e as histórias se projetam numa tela comum.