Nas últimas 24 horas, a PSP de Coimbra recebeu duas denúncias, uma de furto e outra de burla, relacionadas com a Queima da Fitas.
Um estudante relatou o furto da sua carteira do interior de um blusão, colocado momentaneamente em cima do balcão da banca onde trabalha como voluntário, na Praça da Canção, contendo documentos de identificação, cartão multibanco e 35 euros.
A denúncia relativa a burla foi efetuada por uma estudante que colocou à venda um bilhete para o recinto da Queima das Fitas, por 12 euros, no OLX. Quando recebeu a chamada de uma pessoa interessada em adquirir o bilhete, a ofendida solicitou o pagamento através da plataforma MBWay. Alegando que possuía outra plataforma, solicitou a geração de um código para poder efetuar o pagamento, que lhe foi enviado. Momentos depois, pediu novo código indicando que se tinha enganado a colocar os dígitos. A lesada enviou novo código e só depois se apercebeu que poderia estar a ser vítima de burla. Consultou os extratos bancários e verificou que tinham sido efetuados dois levantamentos no valor de 200 euros cada.
A PSP reforça os cuidados a ter quando os cidadãos se dirigirem a locais de festejos como o da Queima das Fitas. Devem manter os seus pertences seguros para evitar furtos e roubos; dividir o dinheiro por diferentes sítios, por exemplo, entre a carteira e os bolsos; e transportar o dinheiro estritamente necessário. Para evitar burlas como a relatada, a PSP recomenda que nunca forneça os seus dados ou códigos e não abra ligações que tenha recebido no telemóvel ou no email pessoal.