Carnaval da Serra é em Gouveia, de 17 a 21 de fevereiro de 2023 

O Carnaval da Serra, em Gouveia, vai decorrer de 17 a 21 de fevereiro, com muita animação e atividades carnavalescas que irão atrair os foliões a viver a festa do carnaval ao máximo, com bastante alegria e euforia. 

Os festejos carnavalescos terão início no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), com o Carnaval no Mercado a encher de animação o espaço do Mercado Municipal de Gouveia, que será o palco para a abertura das festividades, numa manhã em que será servida uma Feijoada do Entrudo. 

Os festejos prosseguem no dia 17 de fevereiro (sexta-feira) com o Desfile Pedagógico, organizado pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional de Gouveia, que irá iniciar o seu percurso no Jardim Lopes da Costa até à Praça Alípio de Melo, este ano subordinado ao tema “O Universo das Histórias de Encantar para o Planeta Preservar”. Ainda nessa noite, terá lugar o primeiro Baile de Carnaval no espaço da Ex Bellino&Bellino. 

No sábado, dia 18, a tarde é dedicada às crianças, com a apresentação de uma peça de teatro e um Concurso de Máscaras Infantil, que irá decorrer no Mercado Municipal de Gouveia. O concurso de disfarces irá integrar o desfile e respetiva entrega de prémios às máscaras vencedoras. 

À noite, a Ex Bellino&Bellino irá receber mais um Baile de Carnaval, o ambiente promete ser de muita folia. 

O Desfile de Carnaval terá lugar no dia 19, domingo, com início no Calçadão, passagem pelos Paços do Concelho e fim junto ao Mercado Municipal com a performance dos Bombos. O Desfile trará às ruas da cidade dezenas de carros alegóricos enfeitados pelas coletividades do concelho, trazendo a animação, a sátira social e folia carnavalesca.

Na segunda-feira, dia 20, irá decorrer o Baile de Máscaras direcionado aos adultos, que irá contar com animação musical e com muita energia e alegria, tão características desta época. 

As festividades deste período encerram, na terça-feira, dia 21, com a tradicional Queima e Enterro do Entrudo, atividade que celebra o fim das festividades de Carnaval, encenando os festejos fúnebres do entrudo com um cortejo, a leitura do testamento e a queima do entrudo e, como não podia faltar, o choro das carpideiras. O percurso terá início nos Paços do Concelho e término no Jardim da Ribeira.