Feira de Velharias no sábado, junto à Loja do Cidadão

A Via Central (junto à Loja do Cidadão) acolhe no próximo sábado, dia 28 de janeiro, mais uma edição da Feira de Velharias de Coimbra. O certame, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, decorre das 09h00 às 18h00, acolhendo vendedores provenientes de vários pontos do país.

Com periodicidade mensal, aos quartos sábados, a primeira Feira de Velharias de 2023 decorre já no próximo sábado, dia 28 de janeiro, na Via Central (junto à Loja do Cidadão), com a habitual presença de vendedores provenientes de vários pontos do país.

Contando com 31 anos de existência, a Feira de Velharias de Coimbra é um evento referência para colecionadores e um importante contributo na revivificação da Baixa da cidade, num espaço que se espera ainda mais partilhado e usufruído pelos conimbricenses e pelos turistas que visitam a cidade.

Criada em 1991, possui um cunho peculiar de inegável importância no âmbito da animação urbana, assumindo-se como um evento dinamizador: a nível cultural, enquanto repositório de memórias; a nível económico, enquanto meio que permite a venda e compra de objetos de coleção. É, igualmente, fator de sociabilidade enquanto ponto de encontro entre o público que todos os meses frequenta a Feira de Velharias e as dezenas de expositores/participantes, oriundos de norte a sul do país.

Os visitantes podem encontrar antiguidades, desde utensílios domésticos, decorativos, latoaria, peças de joalharia e ourivesaria e, ainda, livros, trazidos por alfarrabistas, discos de vinil, selos postais e outras preciosidades, em boa parte, pertença de colecionadores de longa data.

As duas primeiras edições do ano (28 de janeiro e 25 de fevereiro) vão decorrer entre as 09h00 e as 18h00. A partir da edição do mês de março e até setembro, o horário será alargado até às 19h00. Na edição de outubro, o evento retoma o horário compreendido entre as 09h00 e as 18h00, até ao final do ano.

Calendário para este ano: fevereiro – dia 25; março – dia 25; abril – dia 22; maio – dia 27; junho – dia 24; julho – dia 22; agosto – dia 26; setembro – dia 23; outubro – dia 28; novembro – dia 25; dezembro – dia 23.