Mercado Municipal de Santa Maria da Feira aposta em programação regular

O Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, reaberto em dezembro passado, aposta agora numa programação regular, com 11 mercados temáticos ao longo do ano. Depois do Mercado de São Sebastião, a marcar o mês de janeiro e a Festa das Fogaceiras, estão ainda agendadas mais 10 iniciativas que em comum têm a valorização da identidade, da tradição e dos produtos endógenos da região.

Depois de um criterioso período de reabilitação, o Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, classificado como monumento de “interesse público” pelo IGESPAR, ganha agora nova vida com uma aposta numa programação regular ao longo do ano, alicerçada nas tradições e nas atividades socioeconómicas e culturais da região.

Em fevereiro, estão agendados dois dias, 22 e 23, para o Mercado do Fumeiro. Nas mesmas datas, mas em março, realiza-se o Mercado da Primavera.

No mês seguinte, de 12 a 19 de abril, o Mercado Municipal apresenta o Mercado da Páscoa. Para os entusiastas do consumo sustentável, de 24 a 25 de maio vai realizar-se o Mercado Vintage & 2.ª Mão.

Os apreciadores da cultura gastronómica e os enófilos têm à sua disposição dois mercados enogastronómicos. O primeiro realiza-se no mês de junho, nos dias 7 e 8; o segundo a 19 e 20 de julho. O final do verão traz consigo o Mercado das Colheitas, de 13 a 14 de setembro, e o mês de outubro, a 25 e 26, o Mercado do Halloween.

Em novembro, 8 e 9, as castanhas vão ser as rainhas do Mercado do Magusto e o mel, o mais natural e doce dos anti-inflamatórios, vai ser o rei do Mercado do Mel nos dias 20 e 21 de dezembro.

Uma programação pensada para quem prefere os produtos locais e se preocupa com o perpetuar das tradições.  

Os mercados vão muito além do seu conceito de compra e venda de produtos, apresentando um programa com animação, workshops, demonstrações gastronómicas, entre outras atividades.

O Mercado Municipal de Santa Maria da Feira não é apenas uma “joia” da arquitetura moderna portuguesa, é uma representação viva do encontro entre o património material e imaterial, onde a história dialoga com a contemporaneidade e a arquitetura se torna o palco privilegiado para a celebração da vida comunitária.

Este espaço, profundamente enraizado na alma da cidade, é agora, mais do que nunca, um lugar de pertença e partilha, projetando-se como um símbolo de renovação e continuidade para as gerações futuras.

O Mercado Municipal de Santa Maria da Feira abre de segunda a sábado, das 9h00 às 19h00.

Todas as informações sobre este equipamento estão disponíveis no novo site do Mercado em https://mercadomunicipal.cm-feira.pt/.