Bairro em Fornos de Algodres avança com projeto de compostagem comunitária

A comunidade do Bairro das Capelas, em Fornos de Algodres, vai avançar com um projeto-piloto de compostagem comunitária, anunciou hoje a autarquia.

Numa nota enviada à Lusa, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres informa que o projeto liderado pelos residentes do Bairro das Capelas arranca no dia 02 de outubro.

O objetivo é “reduzir o desperdício de resíduos orgânicos e promover a conscientização ambiental no território”, salienta a autarquia.

Os agregados familiares recebem baldes para o descarte dos resíduos orgânicos, que vão facilitar “a recolha seletiva porta-a-porta”.

“Os aderentes ao projeto devem colocar os baldes fornecidos pelo município, à porta de casa, no período da manhã, todas as segundas, quartas e sextas-feiras”, explica aquela Câmara Municipal do distrito da Guarda.

O composto resultante será, posteriormente, usado nos jardins municipais.

Para mobilizar os residentes a aderir ao projeto, a autarquia de Fornos de Algodres promoveu uma campanha de informação e sensibilização porta-a-porta no dia 15 de setembro.

A ação contou com a participação de uma especialista em reciclagem e compostagem com objetivo de promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis.

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres espera que “esta iniciativa inspire outras comunidades na região a adotarem práticas semelhantes de gestão de resíduos orgânicos”.

A autarquia salienta que para os residentes no Bairro das Capelas “esta iniciativa é uma demonstração clara do poder da colaboração, cidadania e da consciência ecológica”.

“É uma prática sustentável que envolve a recolha e transformação de resíduos orgânicos de várias famílias em composto de alta qualidade”, realça na nota.

Este composto pode ser usado para fertilizar jardins, hortas comunitárias e espaços públicos, contribuindo para o enriquecimento do solo e a promoção da circularidade dos recursos.

A iniciativa do Bairro das Capelas decorre no âmbito do projeto “Resíduos Orgânicos com Valor”, uma iniciativa financiada pelo Fundo Ambiental e pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

Conta com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Fornos de Algodres e envolve também os bombeiros voluntários da localidade.